Pestana, o maior grupo de turismo português e 26.º da Europa

Hotelaria. O Pestana Hotel Group começou na Madeira, há 43 anos, com apenas um hotel. Hoje tem uma rede com 86 unidades hoteleiras, está em 15 países e ocupa a 26.ª posição no ranking da Europa e a 127.ª no do mundo

O Pestana Carlton Madeira foi a primeira experiência da família no ramo hoteleiro, em 1972. Hoje o hotel é apenas uma das 86 unidades hoteleiras do Pestana Hotel Group

O Pestana Carlton Madeira foi a primeira experiência da família no ramo hoteleiro, em 1972. Hoje o hotel é apenas uma das 86 unidades hoteleiras do Pestana Hotel Group

Hotéis, resorts, campos de golfe, casinos e empreendimentos imobiliários, além da rede das Pousadas de Portugal. O Pestana Hotel Group, um dos líderes do setor do turismo português, atua em todas estas áreas de negócio. Mas é da atividade hoteleira que resulta mais de metade (68%) das suas receitas. Razão por que a expansão da sua rede continua a ser a aposta do grupo, que completa agora 43 anos.

Foi com uma concessão da cadeia de hotéis Sheraton que a família Pestana deu início ao seu negócio hoteleiro, em 1972. A marca Pestana só viria a surgir já na década de 1980, quando finalmente terminou o contrato de concessão com a Sheraton e Dionísio Pestana pôde então usar o apelido da família no negócio em que seu pai investira, criando o Pestana Carlton Madeira.

A recuperação financeira deste hotel deu a Dionísio Pestana o know-how de que precisava para se lançar numa estratégia de expansão. Começou pelo Algarve, subiu para Lisboa e Cascais e, com o passar dos anos, foi somando hotéis e outros empreendimentos turísticos, nomeadamente campos de golfe, à sua rede de infraestruturas.

Hoje o Pestana Hotel Group tem  86 hotéis e resorts em três continentes – América, Europa e África – e quer continuar a expandir-se. Uma estratégia que já demonstrou ser ganhadora. Afinal o Pestana Chelsea Bridge Hotel, em Londres, é a mais rentável unidade do grupo. A Pousada de Lisboa, em pleno Terreiro do Paço, é a mais recente inauguração do grupo. E em breve será a vez dos hotéis de Madrid e de Nova Iorque.

Com esta dimensão, o Pestana Hotel Group é não só um dos principais atores do turismo nacional mas está já na 26.ª posição do ranking europeu e na 127.ª do mundial.

 

Texto: Adelaide Cabral
Foto: Pestana Group