As vedetas da BA Vidro

Produtos. O vidro é 100% e infinitamente reciclável e, sendo absolutamente inerte, é o melhor recipiente para bebidas e alimentos. A BA é especialista na criação destas embalagens

27920350Em média, a BA Vidro produz diariamente 14 milhões de embalagens que se destinam aosetor alimentar e das bebidas – alcoólicas e não só. Apostando nas mais modernas tecnologias e inovação do produto, a BA concebe embalagens originais e inéditas e tem por clientes grandes nomes do setor do vinho e cervejas, dos produtos alimentares e marcas famosas de refrigerantes. Schweppes, Coca-Cola, Compal, Nestlé, Sogrape, Pernod Ricard ou Unicer e Central de Cervejas são apenas alguns exemplos.

A indústria alimentar absorve o grosso da produção da BA. Em 2014, este setor representou cerca de 34,7% do total de embalagens produzidas pelo grupo, seguido pelos setores da cerveja e do vinho (cerca de 22% cada um), os refrigerantes (11,2%) e os espirituosos (9,3%).

O esforço de inovação e de produção sustentável da BA são também fatores que distinguem a empresa. Nos últimos anos, em média, os novos modelos lançados pela BA foram 11% mais leves do que os seus antecessores, o que permitiu que os seus fornos operassem emitindo menor quantidade de CO2 para a atmosfera.

 

Imagem Imagem 3D_BC_Mokambo_Novo2015OS_GourmetFormas e decoração à vontade do freguês
As garrafas e embalagens de vidro para o setor alimentar são o principal segmento de produção da BA Vidro, que desenvolve formas e decorações inovadoras. Dos últimos modelos desenvolvidos destacam-se os frascos para bebidas de cereais da Nestlé, como o Mokambo, as garrafas “Cardeal” para a Sovena (Azeite Oliveira da Serra) e a garrafa decorada Gallo – Colheita ao Luar, pintada e serigrafada na BA.

schweppes-premium-tonic-24x20cl

 

 

 

Garrafa da Schweppes da BA mereceu prémio
A BA desenvolve e produz garrafas para águas, sumos e refrigerantes, setor que representou cerca de 11,2% do total de embalagens produzidas pelo grupo em 2014. Um dos exemplos mais recentes é a garrafa serigrafada da Heritage Original Tonic da Orangina Schweppes, que recebeu o prémio de Melhor Garrafa de Vidro nos Beverage Innovation Awards em 2013.

mateus-rose-original-rose-wine-sogrape

Uma garrafa que define um vinho
A indústria de vinhos – que representou cerca de 22% do total da produção da BA Vidro em 2014 – é cada vez mais exigente quanto à embalagem, sobretudo em relação ao peso: os novos modelos lançados pela BA são 11% mais leves. Uma das garrafas mais icónicas produzidas na BA é a do Mateus Rosé, da Sogrape.

Sagresbottle

 

superbock_MINI

 

 

Cervejas com curvas e elegância reconhecíveis
O setor da cerveja representou cerca de 22,3% do total de embalagens produzidas pelo grupo BA Vidro em 2014. Dois dos exemplos mais icónicos das garrafas produzidas pela BA para este segmento são a garrafa da Super Bock Mini, da Unicer, e a garrafa da Sagres, da Central de Cervejas e Bebidas.

Wodka_Wyborowa

 

 

 

Espirituosos em alta
A BA desenvolve e produz garrafas para a indústria de espirituosos, segmento que tem crescido, sobretudo, na divisão polaca da BA: no ano passado, 56% do total de pedidos ali recebidos obrigaram ao desenvolvimento de novos projetos, como foi o caso da emblemática garrafa de vodca da Wyborowa, do grupo Pernod Ricard.

 

 

Texto: Adelaide Cabral
Fotos: BA Vidro