BA Vidro é referência no setor vidreiro ibérico e quer crescer

Estratégia. A BA é centenária mas aposta nas mais modernas tecnologias para criar garrafas e outros recipientes de vidro inovadores. Partiu de Portugal, chegou aos mercados espanhol e europeu e agora tem no horizonte África e as Américas

A BA Vidro produz anualmente mais de seis mil milhões de garrafas e outras embalagens de vidro, nas suas fábricas em Portugal, Espanha e Polónia. 70% da sua produção global destina-se à exportação

A BA Vidro produz anualmente mais de seis mil milhões de garrafas e outras embalagens de vidro, nas suas fábricas em Portugal, Espanha e Polónia. 70% da sua produção global destina-se à exportação

Garrafas, frascos e boiões. A BA anda há 103 anos a fornecer embalagens de vidro ao setor alimentar e de bebidas. Desde cedo assentou a sua estratégia em tecnologia atualizada e na inovação dos seus produtos, que já mereceram prémios internacionais. Hoje, a BA Vidro – sigla que herdou dos apelidos dos seus dois sócios fundadores, Barbosa e Almeida – é uma das principais empresas do setor vidreiro na Península Ibérica, está presente na Polónia e continua a apostar na expansão como fórmula para o sucesso.

Ao longo do ano passado foram vários os concursos e licitações que a BA Vidro fez para aquisições em países da Europa e de outros continentes. O insucesso não deteve, porém, a BA Vidro: no relatório e contas de 2014, recentemente publicado, a administração da empresa avisa que este ano vai continuar atenta às oportunidades.

A fase da expansão ibérica começou em 1998, altura em que a Sonae adquiriu parte do capital da empresa e assumiu a sua gestão. À criação da fábrica de Villafranca de los Barros seguiu-se a aquisição da Vidriera Leonesa. Em 2004, os administradores e quadros superiores da BA Vidro compraram à Sonae o capital da empresa (management buy out), mas a estratégia de expansão continuou. O último passo foi a compra, em 2012, do grupo polaco Warta Glass, e ao DN Carlos Moreira da Silva, presidente da BA, confirmou o interesse na América Latina e na África Austral.

Além da expansão, a BA está empenhada em inovar em todas as frentes. Graças a novas tecnologias e técnicas, desenvolveu recipientes de vidro mais leves e sustentáveis e garrafas que se tornaram icónicas, como é a do Mateus Rosé. Hoje, a BA Vidro é um fornecedor de referência das principais indústrias de alimentação e bebidas.

 

Texto: Adelaide Cabral
Foto: Global Imagens