Que auxílio esperar da Câmara Luso-Espanhola?

Serviços. Aconselhamento, mediação, formação e até traduções e intérpretes. A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola faz tudo para facilitar o comércio entre Portugal e Espanha

 

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A funcionar em Portugal desde 1970, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola (CCILE) existe para auxiliar as empresas de Portugal e Espanha a expandirem-se no mercado ibérico. Para isso, além de proporcionar contactos entre os diversos agentes dos mercados dos dois países, a CCILE põe ao dispor de todas as empresas um vasto conjunto de serviços.

Desde prestar apoio no processo de internacionalização e de desenvolvimento do negócio da empresa no mercado ibérico à tradução de documentos e realização de ações de formação, seminários e conferências, a CCILE está pronta a ajudar as empresas desde o seu início.

Às empresas já em laboração, a CCILE empresta o seu know-how para resolver conflitos, através do seu Centro de Arbitragem, e para tratar dos processos de reembolso de IVA. A rede de contactos é ainda fomentada em almoços de empresários e eventos desportivos, sem esquecer a divulgação de informação através de uma revista bilingue e da newsletter mensal.

Para as associadas, a grande maioria dos serviços é gratuita ou conta com grandes descontos.

 

29071244Ajuda ao comércio Ibérico
A CCILE apoia empresas portuguesas e espanholas no processo de internacionali-zação ibérica. Em 2014 foram 260 os pedidos de informação – listagens de empresas, orientação jurídica sobre o mercado laboral ou a criação de empre-sas no país vizinho – e neste ano a CCILE já ajudou 230 empresas. O auxílio prestado pode incluir também a elaboração de relatórios comerciais, procura de parcei-ros e mercados locais e a criação de redes de contactos com compradores, vendedores, distribuidores e novos clientes.

 

Formação a empresas
29071242A prestação de formação certificada pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho é um dos pontos fortes dos serviços prestados pela CCILE às suas associadas. Em média, esta câmara ministra 50 cursos por ano num total de 1200 horas de formação, abrangendo cerca de 400 formandos. O curso mais ministrado é o de Espanhol de Negócios, mas há cursos nas mais variadas áreas e temáticas, podendo ser desenvolvidos em três modalidades distintas: interempresa, intraempresa e one-to-one.

 

29071230Recuperação de IVA
É um dos mais importantes serviços prestados pela CCILE. As empresas portuguesas e espanholas com ativi-dade comercial em Espanha ou Portugal, respetivamente, podem pedir o reembolso do IVA pago naquele país. Em 2014 a CCILE recuperou cerca de 50 mil euros em 25 processos resolvidos. Tendo contacto direto e permanente com as autoridades tributárias portuguesa e espanhola, a taxa de sucesso da CCILE na tramitação de pedidos de reembolso de IVA é de 100%.

 

arbitragem ccile

Centro de Arbitragem
A rápida resolução de conflitos entre as empresas suas associa-das é um dos mais recentes serviços prestados pela CCILE. O seu Centro de Arbitragem foca-se nas necessidades das empresas e tem procedimentos mais flexíveis, simplificados, económicos e céleres do que os dos tribunais e de outras instâncias arbitrais.

 

 

29071216Revista com 30 mil leitores
A divulgação de informação relevante para as relações comerciais bilaterais na Península Ibérica é uma das estratégias prosseguidas pela CCILE. Para isso, esta Câmara de Comércio edita mensalmente Actualidad€ Economia Ibérica, uma revista bilingue, distribuída em ambos os países, que, dentro da sua especialidade, é a de maior tiragem em Portugal.

 

Texto: Adelaide Cabral
Fotos: Álvaro Isidoro / Global Imagens
Logo: CCILE