As vedetas da Sovena, S.A.

Produtos. Da plantação de oliveiras à produção de azeitona, azeite e óleos vegetais, com respetivo embalamento e distribuição, a Sovena acompanha o seu produto do campo ao cliente


IMG_4147
Azeitonas, azeites e óleos são o seu negócio. Produzidos com os equipamentos e métodos mais modernos, os produtos da Sovena têm vindo a ganhar quotas de mercado em todo o globo e a empresa é já a fornecedora de 7% do mercado mundial de azeite.

Oliveira da Serra, Fula, Vêgê e Frigi são todas elas marcas de azeite e óleos que os portugueses identificam imediatamente. Há outras – como o azeite Andorinha, número dois no Brasil, e os óleos Fontasol e Fontoliva, em Espanha – que são mais conhecidas além fronteiras. Mas todas as marcas de azeites e óleos vegetais da Sovena passam também pelo mercado da exportação, a que a empesa dedica 80% da sua produção.

Do seu portefólio de produtos constam azeites com os mais variados graus de acidez e sabores, que vão das várias marcas aos produtos gourmet, como é o caso do Oliveira da Serra 1ª Colheita. Depois há também uma gama completa de óleos vegetais e as próprias azeitonas embaladas, que a Sovena também comercializa.

Apostando na integração vertical da sua produção – que vai do olival à produção e entrega do produto acabado aos seus clientes -, a Sovena tem vindo a expandir a sua carteira de clientes para vários continentes. Mercados como os EUA, onde a Sovena é a fornecedora da marca própria da cadeia de supermercados Walmart, entre outras -, a Rússia e a China, que só há 10 anos começou a consumir azeite, apresentam um grande potencial de crescimento que a empresa está decidida a aproveitar.

Paralelamente, a Sovena aposta também na preservação da natureza e no desenvolvimento sustentável. Razão porque detém o maior olival do mundo, que reduz a sua pegada de carbono, e segue métodos de irrigação controlados.

Oliveira da Serra2_CLássico 750ml
Oliveira da Serra lidera

Com um volume de vendas anual de 12,5 milhões de litros, o azeite Oliveira da Serra é o ex libris da Sovena e líder absoluto do mercado português, com uma quota de 22% em termos de Oliveira da Serra2volume e de 23% em valor. A sua presença está também fortemente implantada nos chamados mercados da saudade – com grandes comunidades portuguesas – e nos PALOP. A marca aposta também na inovação, com a embalagem LEVE e a tampa Pop Up (na foto), tendo esta vencido o prémio de inovação em 2009

FULA2_batatas_fritas_onduladas
Fula é líder e inovador

Marca líder no mercado português de óleos vegetais, com uma quota 36%, o Fula atingiu, em 2015, um volume de vendas de 27 milhões de litros. Além do Fula alimentar tradicional, a marca apresenta uma gama completa de óleos vegetais que vão do Fula Puro Girassol, ao Fula Puro Milho, Fula Puro Amendoim e Fula 3Ás. Recentemente a marca lançou o primeiro óleo vegetal em Portugal que reduz o cheiro libertado ao fritar, ao incorporar na sua composição óleos essenciais de ervas aromáticas

Olivari_3bottles
Olivari cresce nos EUA
Olivari é a marca internacional de azeite da Sovena destinada, no início,  ao mercado norte-americano e depois ao restante mercado global. Hoje a Olivari está entre as 10 principais marcas de azeite do mercado norte-americano, com uma quota de 1,80%, enquanto na cadeia Walmart – o seu maior cliente de retalho nos EUA – a marca atingiu uma quota de mercado de 5,84% e é já a nº 4 (excluindo marca própria)

extra-virgem-tampa 1
Andorinha ‘voa’ no Brasil

Marca portuguesa criada em 1927, o azeite Olivari detém uma quota de 12% no mercado brasileiro, assumindo-se como a número 2 no ranking dos azeites no Brasil. Em cerca de 10 anos, o Andorinha registou um aumento de 500% do volume de vendas no mercado brasileiro. Agora a marca encontra-se  também na América do Norte, África, Ásia e Europa

Texto: Adelaide Cabral
Fotos: Sovena, S.A.