Vedetas do Grupo Valouro

Produtos. A marca é reconhecida pela criação e comercialização de aves e produção de rações, mas a sua atividade empresarial vai da agricultura à produção de energia elétrica verde

 

afPINTOS

Ovos, pintos, galinhas, carnes, cereais, rações e até combustíveis e eletricidade. O Grupo Valouro é um  exemplo de harmoniosa integração vertical da produção, controlando todos os elos da cadeia de valor do seu produto principal – o comércio avícola -, desde os campos agrícolas ao prato do consumidor.

Sediado na região oeste, nas imediações de Torres Vedras, o Grupo Valouro abrange toda a fileira de produção avícola, desde os ovos de incubação à multiplicação de aves, abate e comercialização de carnes frescas e transformadas.

Marcas como Avibom, Pinto Valouro, Interaves ou Kilom são referências no mercado nacional. Às carnes frescas juntam-se os produtos alimentares prontos a cozinhar – Avibom, Kilom, por exemplo – que todos os anos tem novas adições.

E para garantir uma maior rentabilidade da sua produção, o grupo produz milho, de norte a sul do país, e fabrica rações.

A inovação de produto e aposta nas melhores técnicas tem sido uma constante no Grupo Valouro. Equipado com tecnologia de ponta nas suas várias áreas de negócio, o grupo tem laboratórios próprios nas suas fábricas de rações para desenvolver novos produtos, os seus aviários têm o chão aquecido e outras benesses tecnológicas e na Herdade Daroeira, no Alentejo, tem um centro de abate de aves que é considerado o melhor da Europa e a maior barragem privada do país.

Desde o início deste século, o grupo tem vindo também a expandir a sua área de negócio. Se antes já produzia biocombustíveis – biodiesel e biogás produzidos a partir dos resíduos dos aviários e fábricas de rações -, o Grupo Valouro tornou-se também, desde 2000, produtor de energia elétrica (eólica e fotovoltaica) que aproveita e ainda vende às redes de distribuição.

 

QuadriculadoCriação avícola
e produtos alimentares

Tendo como principal atividade a multiplicação e abate de aves e a comercialização de produtos alimentares, o Grupo Valouro tem na Avibom a sua principal marca. Dotado do mais tecnologicamen-te avançado matadouro do país, o grupo abate 1,5 milhões de aves por semana e coloca no mercado carne de aves fresca e congelada, produtos de salsicharia e transformados – hambúrgueres, almôndegas, croquetes e outros prontos a fritar, carnes desfiadas, espetadas, etc. – num portfólio de dezenas de produtos.

 

Rações que valem ouro

carruagens01As Rações Valouro são uma marca de referência no mercado e outra das mais fortes áreas de negócio do grupo com o mesmo nome. Com uma produção anual da ordem das 320 mil toneladas por ano, a Rações Valouro dedica 93% da sua produção ao mercado interno, exportando os restantes 7%, sobretudo para países da União Europeia. As rações produzidas são, na sua maioria, para aves mas também tem produtos para gado bovino, caprino e suíno.

 

ovo-e-pintoPintos e ovos de incubação

A criação de pintos do dia e a produção de ovos de incubação são uma das áreas de negócio do Grupo Valouro que, a partir de 2011, passou a exportar também para países da Europa, África e Médio Oriente. Para isso o grupo tem 1600 milhões de galinhas reprodutoras alojadas nas sete unidades da marca Pinto Valouro, com uma capacidade de produção de mais de três milhões de aves e 4,5 milhões de ovos de incubação por semana.

 

Semear e colher

MAO_TRIGOA produção agrícola de cereais destinados às suas fábricas de rações é outra das atividades do Grupo Valouro. Ao todo, 4000 hectares são empregues no cultivo de milho, estando o resto dos seus terrenos dedicados a floresta e olivais, tendo já sido criados os Lagares Valouro. Ligado à atividade agrícola, o grupo Valouro dedica-se, além das rações e do azeite, à produção de fertilizantes.

 

EOLICA S.JULI+âO 009Energias renováveis

A produção de energia elétrica verde é uma forma de o Grupo Valouro reduzir a sua pegada de carbono. Desde 2006 que tem vindo a apostar na energia eólica, tendo já criado o Parque de São Julião, junto a Torres Vedras. No total, entre os parques de Portugal e Bulgária, o Grupo Valouro tem uma capa-cidade de produção instalada de energia eólica de 44 MW e de 9 MW de energia fotovoltaica.

 

Texto: Adelaide Cabral
Imagens: Grupo Valouro