As vedetas da Logoplaste

Produtos. Das garrafas de água, azeite e óleo aos frascos de ketchup Heinz, não há dia em que não nos passe pelas mãos uma embalagem Logoplaste. A inovação é a chave do seu sucesso

 

Racine 2015 017

 

“0,24 segundos é o tempo médio que o seu produto tem para prender a atenção de um consumidor.” A mensagem consta, com grande destaque, do site do Innovation Lab ou iLab, unidade da Logoplaste dedicada à investigação e criação de novas soluções de packaging, e serve de argumento para afirmar a importância de uma embalagem. Há 39 anos a criar garrafas e outras embalagens para os mais variados produtos, a Logoplaste produz hoje mais de 15 mil milhões de unidades  por ano em 17 países.

Em comum têm o facto de ser feitas de plástico rígido – ou, melhor dizendo, de polímeros sintéticos como o PVC ou o PET -, mas em tudo o mais as embalagens Logoplaste são desenvolvidas com uma identidade própria. Esguios, bojudos, de boca larga ou gargalos elegantes, feitos ou não para suportar temperaturas elevadas, inspirados em formas que imitam a natureza ou pensados apenas para ser mais práticos e ergonómicos, os frascos, garrafas, garrafões e boiões da Logoplaste são personalizados para o cliente e o produto a que se destinam.

Entre os seus clientes, a que a Logoplaste faz questão de chamar parceiros, contam-se algumas das mais consagradas marcas internacionais, como a Coca-Cola, a Heinz, a Smirnoff e a Gordon’s ou as portuguesas Fula, Frigi e Vaqueiro, Luso, Vimeiro ou Água das Pedras, só para referir algumas.

Na base do sucesso das embalagens Logoplaste está o trabalho muito próximo com o cliente e a constante inovação de técnicas e materiais empregados, desenvolvidos nos seus laboratórios. Os resultados têm sido surpreendentes, com a empresa portuguesa a conquistar, por exemplo, a produção de garrafas para setores em que o vidro tem imperado, como é o caso das bebidas espirituosas.

 

L_013815Água em garrafas, garrafinhas e garrafões

As garrafas para água são uma das categorias de embalagens que a Logoplaste começou a produzir quase desde o início, numa das suas primeiras fábricas em Portugal, a partir de 1980. Hoje, a empresa produz mais de 500 milhões de garrafas de água por ano, o que faz da Logoplaste líder incontestado na produção de embalagens para este setor em Portugal. Tendo sido pioneira a nível mundial no lançamento do garrafão de água de PVC, primeiro, e mais tarde de PET, a Logoplaste é a única empresa mundial a desenvolver embalagens imitando formas da natureza. Do seu portfólio de clientes constam as mais prestigiadas marcas de águas minerais do país, parcerias que a empresa firmou então e mantém até hoje.

 

Óleos engarrafados para a Península Ibérica e EUA

L_013682A Logoplaste produz as embalagens de óleos alimentares dos principais players Ibéricos. O mercado dos óleos alimentares representa uma parcela muito significativa das vendas da Logoplaste na Península Ibérica e foi a primeira fábrica que a empresa criou nos EUA, associada ao grupo Sovena. A Logoplaste tem sido pioneira no aligeiramento das garrafas e na introdução das garrafas em PET no azeite, que é hoje um novo paradigma de mercado.

 

L_013673Referência Mundial a embalar produtos lácteos

Afirmando-se como sendo a única empresa a dominar todas as tecnologias de produção de embalagens de produtos lácteos, a Logoplaste é hoje uma referência mundial neste setor. Começou por criar, em Portugal, as embalagens dos iogurtes Yoplait, logo no ano da sua fundação. Agora, a Logoplaste produz embalagens para iogurtes, leite fresco, vitaminado, esterilizado ou de longa duração em mercados tão variados como Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Brasil, República Checa, Canadá ou EUA.

 

Bebidas espirituosas em inovadoras garrafas PET

A Logoplaste é das poucas empresas mundiais que fabrica garrafas PET para bebidas espirituosas. Em 2012, concorrendo com os dois maiores produtores de garrafas do mundo,Diageo_1 a Logoplaste ganhou a produção de embalagens PET para todo o portfólio das conhecidas bebidas espirituosas da Diageo, nos EUA. Algo que conseguiu reformulando o design das garrafas, de modo a torná-las mais leves e atraentes.

 

Ketchup em garrafas Logoplaste em toda a Europa

É a Logoplaste que assegura a produção das garrafas PET para a totalidade do portfólio do célebre ketchup da Heinz para toda a Europa. Trabalhando em parceria com a marca, na sua fábrica na Holanda, esta inovadora gama de embalagens levou 18 meses a desenvolver e contou com a capacidade de inovação do iLab da L_013549Logoplaste. O sucesso da operação mereceu o reconhecimento internacional e permitiu à Logoplaste abrir já neste ano mais uma fábrica com a Heinz, na Polónia.

 

Texto: Adelaide Cabral
Imagens: Logoplaste