Espanha é o principal investidor de Portugal

O embaixador de Espanha, Juan Manuel de Barrandica, fez o discurso de encerramento da conferência e defendeu um mercado ibérico mais integrado

 

29760962“Portugal é o país do mundo onde o maior número de empresas espanholas mais tem investido ao longo dos anos”, afirmou na quarta-feira Juan Manuel de Barrandica, Embaixador de Espanha em Portugal, que encerrou a Conferência Mercado Ibérico da passada quarta-feira.

Segundo o diplomata, há mais de 1700 empresas espanholas que investiram de forma estável em Portugal, nos mais variados setores: alguns da indústria mas, sobretudo, nas áreas financeira, da energia, da construção e nas redes de distribuição. Cintando dados do registo de investimento do Ministério da Economia e Competitividade espanhol, Barrandica sublinhou que “em 2013, o stock de investimento em Portugal foi de 17 260 milhões de euros”. Números que estão ligeiramente acima dos apurados pelo INE em Portugal (ver infografia). Com aqueles números, o embaixador conclui: “Espanha é o investidor líder em Portugal.”

Do lado de cá da fronteira, “Portugal é, em média, o terceiro mercado de Espanha, depois da França e da Alemanha, com uma participação de 8% nas exportações espanholas, 18 mil milhões de euros por ano”, disse Juan Manuel Barrandica. O embaixador acrescentou ainda que Portugal “é o oitavo fornecedor de Espanha, com as suas exportações a rondar os dez mil milhões de euros, o que em termos relativos, face ao respetivo PIB, mostra uma vantagem substancial das exportações portuguesas”.

Para o Barrandica, é nítido que “a integração das duas economias do mercado ibérico fornecem uma base sólida para enfrentar o futuro”.

 

Texto: Adelaide Cabral
Foto: Pedro Granadeiro /Global Imagens